top of page
Foto do escritorEliza Edgar

Amor que resiste às ondas assustadoras do tempo.

Resenha de Prata da Terra, de Luciana Klanovicz.



A literatura permite-nos viver outras vidas.


"Annabella Capello era cheia de certezas. Planejava viver para estudar as estrelas. Tornar-se uma virtuosa, como a madre superiora nomeara seu sonho. A ciência era a meta e ninguém conseguiria mudar sua opinião."


Você sabe qual a diferença entre um romance de época e um romance histórico? Ainda que época tenha como sentido ser um determinado período de características distintas, romances categorizado como de época se restringem a reproduzir no papel apenas questões comportamentais da sociedade (moda, etiqueta social, ambientes, eventos etc.), não se importando com datas ou fatos históricos. E isso é o que o diferencia do romance histórico, gênero do livro que trago hoje aqui.


"Tudo estava planejado e acertado. Dedicaria suas horas aos estudos. Até que um dia, o sopro do amor juvenil a alcançou. E nada foi como antes."


A Itália renascentista é o palco do apaixonado romance (e aqui ambas as palavras podem ser interpretadas com todos os valores semânticos possíveis) de Annabella e Giuliano, dois jovens que tinham tudo para viver uma história de amor tranquila, tendo como única preocupação as novidades do Novo Mundo, descoberto por Cristóvão Colombo.


"Tudo estava planejado e acertado. Dedicaria suas horas aos estudos. Até que um dia, o sopro do amor juvenil a alcançou. E nada foi como antes."


A via crucis amorosa de nossos protagonistas se inicia quando Giuliano parte para a guerra responsável pela unificação das coroas (União Ibérica) e Annabella permanece em Toscana, enfrentando a peste. A distância os obriga a manterem a comunicação por cartas, e as circunstâncias fazem com frequência delas fique cada vez mais espaçada, até a tragédia da fofoca gerar a primeira intriga.


"Quanto mais forçava uma solução, maior era a dor que sentia. O corpo doía e a mente a consumia. Era um enigma sem solução. Nunca havia resposta suficientemente lógica para os atos que Giuliano havia tomado no passado. Tampouco havia lógica na reação que ele apresentou na recepção a eles. Ele a odiava e tentou destruí-la. Por quê?"


O livro é espetacular em vários sentidos, a começar, pela escrita da autora. Luciana Klanovicz transcreve sentimentos e ações no papel como poucos, propiciando ao leitor palpitações de raiva, excitação, desamparo e satisfação. É o tipo de história que te obriga a ler aos poucos e parar para degustar. Os personagens são humanos e todos necessários à trama, seja para apoiar os enredos protagonistas, seja para contextualização histórica.

Sim, esse é um a mais. O pano de fundo livro foi cuidadosamente pesquisado, servindo como uma deliciosa aula de história.


"O futuro se descortinava em uma profusão de leveza e contentamento."


Prata da Terra trata-se da transposição da Idade Média para a Idade Moderna mimetizada em saga de amor, evidenciada desde o interesse de Annabella pela ciência até os conflitos da Inquisição. É a Literatura em prática, em essência.




25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page