top of page
Foto do escritorEliza Edgar

Clichês e valor literário



Todo produto de arte é passível de interpretação, esta baseada num conjunto de características a determinar comportamentos e a elaborar princípios. Simplificando, toda interpretação tem como base a compreensão do valor que determinada obra tem.

Temos tendência a aceitar melhor o que já conhecemos. Você já deve ter ouvido falar ou lido em algum lugar que Hollywood nos conta as mesmas histórias há anos. A mesma coisa acontece com a música (muitas composições possuem a mesma ordem de acordes) e com a literatura.

Isso ocorre porque a maneira mais segura de se transmitir uma mensagem é utilizando uma fórmula que dá certo. Para melhor se entender isso, pensemos em culinária. Supomos que você sempre coloca água fervente no arroz; você sabe que é dessa maneira que seu arroz sairá soltinho. Não tem por que inventar de colocar água fria, não é mesmo?


"Ah, mas a água fria pode dar certo!"


Sim, pode, mas o mais seguro para o seu arroz dar certo é a água fervente. E pra fazer um simples arroz, você não troca o que dá certo por uma inovação duvidosa, certo?


Falando de produções artísticas que tem como por objetivo a comunicação de uma mensagem, a lógica é a mesma. Há quem torça o nariz quando lê ou escuta a palavra clichê, pensando isso ser sinônimo de péssima qualidade. Porém clichê nada mais é do que uma fórmula de comunicação que dá tão certo, mas tão certo, que pode ser seguramente utilizada para se transmitir qualquer mensagem.


Então toda obra contém clichês?


O valor literário de uma obra se define por sua filosofia, visão de mundo e estética, qualidades que dialogam no propósito de comunicar. Por exemplo, para se transmitir tristeza num livro, o escritor utiliza uma série de elementos transmissores do sentimento (sensos universais de incompreensão, solidão, vazio, abandono, rejeição etc.), com o propósito de desencadear sentimentos familiares no leitor para ativar desde a empatia até o asco, dependendo do propósito da obra.

Quanto maior o desejo de acertar na mensagem, mais dramáticas serão as ações.

Assim como a gramática e a linguagem, o clichê é um conhecimento de base para a eficácia do argumento que se deseja transmitir.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page