top of page
Foto do escritorEliza Edgar

Quem tem medo de clássicos?



"O clássico é inevitável, algo que não podemos conhecer apenas de ouvir falar. Mesmo quando não nos identificamos com ele, a experiência de conhecê-lo é válida e serve como referencial até mesmo para o posicionamento contrário.

Quando se trata de livros, nada pode esgotar ou substituir os clássicos. Eles são indispensáveis para a construção da identidade nacional: por meio deles é possível conhecer a herança cultural e a alma coletiva de uma sociedade."


Pois é, achei por bem já iniciar o post com essa citação retirada da nota de apresentação da edição de Macunaíma, da série Prazer de Ler, impressa pela Edições Câmara. Muita gente odeia clássicos, tem medo, coceira e crise de desmaio só de ouvir falar deles. E a situação piora ao quadrado quando se trata de clássicos da literatura brasileira, os culpados por causar traumas irreversíveis em muitos brasileiros, como a síndrome do odeioler (haja Harry Potter pra curar!).


Muitos vão me odiar agora, mas preciso dizer: se você quiser ser um bom escritor, se você quiser escrever um livro minimamente bom, você precisa ler os clássicos, você precisa conhecer os clássicos, você precisa entender os clássicos, especialmente, os da literatura brasileira.


O que são clássicos?


Da maneira mais simples de se explicar, clássicos nada mais são do que títulos que representam determinado período por motivos multifatoriais: características textuais, estruturais de narrativa, sócioeconômicas, socioculturais e corrente filosófica vigente. Por isso é esperado e natural que a leitura deles, quando feita por mero entretenimento, seja considerada chata e maçante, afinal, dificilmente o leitor atual se identificará com algum personagem, ambiente e situação. Fora a linguagem, né? Antigamente o povo falava diferente e, quando não, o hábito da leitura era cultivada por uma elite cultural, e elite não costuma se importar muito com todo mundo… Mas esse não é o assunto central, retomemos:


Por que tenho que ler clássicos?


Escritor tem que estudar. E não adianta só fazer curso de escrita, não adianta só seguir manuais, escritor precisa entender o mínimo de teoria literária para começar a entender a si mesmo, as transformações da sociedade em que ele está inserido, a entender o percurso histórico até a era vigente. Literatura é História com H maiúsculo.

E digo mais: estudar teoria literária, ler clássicos, te dá uma forcinha nessa área, te ajuda a falar do teu livríneo, te ajuda a vendê-lo ao público certo, olha só!

Quantos escritores escrevem uma obra e não sabem sequer a explicar?


Odeio clássicos, mas vou dar uma chance. Por qual começar?


Primeiro você precisa indentificar por que você os odeia, depois, fica mais fácil indicar algum. Se quiser uma ajudinha quanto a isso, fique à vontade para se manifestar nos comentários, a gente ajuda :D

3 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Jefferson Pontes
Jefferson Pontes
Jun 30, 2021

Eu gosto de clássicos.

Até onde eu me lembro, li Dom casmurro, a metade de O cortiço, A luneta mágica,A morte e a morte de Quincas berro d'agua,Capitães da areia que sou muito fã dessa obra e é claro Olhai os lírios do campo que é outra de minhas paixões.

De imediato lembro desses.

Alguns da série vaga-lume também mas o que lembro os nomes agora são a Ilha perdida e o Escaravelho do diabo.

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page