top of page
Foto do escritorEliza Edgar

Sempre é amor

Análise de Mesmo que mude, de Luísa Aranha.


"Afinal, o que é o amor senão um sentimento crescente que nos conforta, nos deixa seguros e impulsiona a proteger o outro?"


As cinco linguagens do amor é um livro de Gary Chapman, publicado em 1992, que explica as cinco diferentes formas de se expressar e sentir o sentimento. Os ensinamentos do livro ficaram tão famosos, que atualmente muitos conhecem as cinco linguagens do amor sem nunca ter lido o livro.

Isso porque amor é assunto e argumento presente no nosso dia a dia, nas nossas conversas, ações e decisões. E o livro que trago hoje procura falar do sentimento expresso em suas mais variadas formas.

Mesmo que mude é o box dos cinco livros da série Com quem será?, da autora Luísa Aranha. A história se inicia com um prólogo agridoce e melancólico trazendo reflexões sobre os capítulos finais da vida, percursos e decisões. Betina é neta de um dos internos de uma casa-asilo, e num dia de visita ao avô, revela estar vivendo um dilema amoroso, e é quando os residentes dali decidem relatar suas experiências da mocidade.


"O que importa é que eu estava vivendo esse momento. Estava mesmo. De fato, e não tinha nada de feliz, muito menos de mágico quando o juiz de paz perguntou se alguém tinha algo contra a união e três mãos se levantaram. Não foram uma nem duas. Foram três. E a culpa era toda minha."


A primeira história que conhecemos é a de Maitê Coelho, uma jovem que tem o casamento interrompido por dois ex-namorados e o melhor amigo. A segunda história é a de Benício, um DJ com uma carreira de sucesso, mas que é infeliz na área sentimental. A terceira história é de Camilo, um rapaz de família judaica ortodoxa que se vê obrigado a um casamento forçado. A quarta história é a de Ronaldo, um mulherengo com sérios problemas de caráter. E a quinta história é de Lucas, um profissional de ciências da computação que encontra a felicidade na simplicidade da natureza.


"Não que eu soubesse exatamente qual o tipo que queria, talvez apenas alguém que entendesse que palavras sempre devem ser verdadeiras. Que se eu digo que gosto, é porque gosto. Se digo que vou fazer uma coisa, é porque vou fazer. Que se digo não, significa não. Alguém que diga o que pensa, mesmo que o que pense não seja o que o outro quer ouvir."


O pub Abismo é o palco principal da história dessas cinco vidas, história que se passa num período de mais de vinte anos de encontros e desencontros, alegrias e tristezas, ganhos e perdas. Acompanhamos de perto a vida de cada um deles numa narrativa fluida, feita em primeira pessoa oscilando os pontos de vista dos personagens, que vivenciam situações e dramas diversos e, ao mesmo tempo, semelhantes; e não só entre eles, mas semelhantes aos nossos do cotidiano. Os personagens são cativantes e humanos a ponto das sensações do leitor oscilarem entre amor e ódio em momentos diversos, e parte desse mérito são dos diálogos bem elaborados e pontuais.


"Adrenalina é o hormônio que te invade em momentos de estresse, medo, tesão, ansiedade e excitação. Os sintomas do seu aumento são evidentes: aceleração do batimento cardíaco, dilatação das pupilas, suor, respiração alterada e mente alerta. Exatamente tudo o que eu sentia no momento."


Por todo mencionado acima engana-se quem pensa se tratar de um romance de amor fofinho. Mesmo que mude é denso e aborda questões espinhosas, do tipo que costumamos evitar no cotidiano: machismo, traições, opressão religiosa, opressão familiar, abuso sexual, abuso sexual infantil, violência contra a mulher etc., todos abordados de uma maneira responsável, com o intuito de trazer conscientização e alerta a determinados comportamentos tidos, muitas vezes, erroneamente como normais.

Mesmo que mude encontra-se disponível no Kindle Unlimited.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


Post: Blog2_Post
bottom of page